Existem muitos motivos que levam a procurar e usar um sutiã esportivo, independente se pratica atividades físicas ou não. Este tipo de lingerie ou estilo de vestir tem um ponto em comum: o conforto. Este modelo é bom para se sentir bem, como pode compor produções fashionistas. Continue lendo e entenda.
Sutiã esportivo
O sutiã esportivo também conhecido como bralette é um tipo que dá sustentação e cobertura dos seios, sem uso de aros ou costuras. De copo macio, geralmente é confeccionado em algodão, que é um material confortável que absorve bem o suor e seca rápido. Podem ser usados para trabalhar, como são opções para serem usados em happy hour ou evento noturno.
Para praticar esportes
Quem procura esse sutiã deve procurar qualidades estruturais que possam dar uma sustentação aos seios para evitar dores nos ombros e costas. Usar um sutiã que não dê este tipo de suporte pode causar problemas musculares também. Quem tem seios pequenos deve optar por sutiãs que comprimam bem.
Já quem tem peito médio ou grande pode usar sutiã esportivo encapsulado. Outro detalhe que ajuda é optar pelos que tem alças ajustáveis e com tecido com uma mistura de elastano para ter mais conforto. Quem tem mamilos sensíveis pode usar protetores de mamilos junto com o sutiã esportivo, por exemplo.
Banda deve ser adequada
Aquela faixa de tecido que fica abaixo dos copos é essencial para ter a melhor sustentação embaixo e dos lados. Serão os responsáveis pelo caimento ideal.
Escolha um tecido com boa absorção
A prática de atividades ou exercícios físicos é algo que causará suor em menos ou maior intensidade. Por isso, ele deve ser de boa absorção e secagem para evitar assaduras não sendo propenso a ficar úmido, portanto, mais pesado e desconfortável.
Tenha um para cada tipo de exercício
A dica maior é ter uma variedade em sutiã esportivo, que seja boa para atividades ou exercícios específicos. Por exemplo, uma lingerie que é usada para uma aula de pilates pode não ser a ideal para musculação, que tem alto impacto.
Se for pular corda ou correr, precisará escolher um sutiã que dê maior sustentação e cobertura pela movimentação que desafiará a gravidade de forma constante com o efeito para cima, baixo e lados. Engana-se quem pensa que tem seios pequenos não precisa usar uma peça. Eles são essenciais para evitar o atrito entre a roupa e os mamilos, que são naturalmente sensíveis.
Qual a duração de um sutiã esportivo
Este tipo de lingerie fica suscetível ao tempo, suor e muitas lavagens, por isso tem a vida útil mais curta em comparação com um sutiã regular. A média dependendo da frequência da atividade fica em torno de 15 meses. Fique de olho nas costuras e no tecido. Negligenciar ou querer estender o uso de lingeries, que não são mais adequadas pode ter impactos negativos com flacidez e dores. Por isso, priorize a troca frequente e escolha peças de qualidade e que combinem ao tipo de atividade física ou exercício.