Conhecer a anatomia do sutiã é importante não só para quem possui intenção de montar a sua peça, mas para escolher melhor lingerie e identificar seus modelos. Esta peça tão comum na vida das pessoas é muito manejada, mas pouco compreendida podendo ser intimidante. Entenda.

Copos
A taça ou copo deve envolver os seios para criar um formato. Eles podem ser rígidos ou macios. Por exemplo, o modelo famoso usado pela cantora Madonna em formato de cone batizado de The Gautier, usa um material rígido dando um formato diferente aos seios.
Isto pode ser alcançado não só com o formato da taça, mas usando angulaturas e curvaturas. Além disso, a escolha do tecido também interfere, assim como as partes do modelo.
Por isso, os modelos costurados costumam ganhar outros aspectos em seu design pela junção de cortes diferentes para fazer a taça, que deixam mais efetivo na sustentabilidade.

Banda, moldura e ponte
A moldura fica na parte da frente do sutiã onde os copos são costurados na lingerie. Pode ser dividida em duas peças e a parte central é chamada de ponte.
Colocadas de forma vertical, alguns modelos não tem a moldura, apenas a ponte para separar os copos na frente do corpo, boas para usar com blusas com decote.
Já a banda é a continuação do sutiã para se alongar até as costas unindo duas partes centrais. Ela deve ser elástica e prover conforto para que o sutiã fique certo no corpo, importante para a sustentação, mas sem machucar com firmeza.

Aros
Tipicamente feitos de metal, os aros são colocados embaixo dos copos para causar uma sustentação maior na base dos seios. Além disso, causam uma pressão maior no corpo resultando em uma banda e moldura mais firmes melhorando o caimento.
Quanto mais pesados são os seios, melhor essa estrutura de aro, banda e moldura devem ser. Se eles estiverem frouxos ou largos, o nível de suporte cairá. Portanto, os aros estão lá menos por uma questão estética e mais pela funcionalidade.
Os sutiãs sem aro acabam não dando a sustentação necessária para quem tem seios maiores, sendo melhores escolhas para dormir por serem mais confortáveis.

Alças
As alças servem para deixar o sutiã de forma correta verticalmente no corpo e o papel de suporte é secundário, ao contrário do que muita gente pensa. Os feitos com elasticidade costumam ser mais confortáveis e os ajustáveis são melhores para se adequar a diferentes biotipos.

Fecho
O fecho será o responsável por juntar a peça no corpo na parte central das costas. Ele pode ser apertado ou frouxo dependendo da localização dos ganchos. Existem alguns modelos com fecho na parte da frente para oferecer melhor decote ao juntar os seios em sutiãs sem moldura.
Esta parte é feita normalmente de ganchos de metal e costuma ter costura reforçada, já que é a parte que recebe pressão do elástico da moldura e da banda, geralmente tem três ou quatro níveis para regular o caimento da peça no corpo.